Prepare-se para a invasão.


05/12/2019




O filme é interessante, pois trata da história de androides e humanos. Sei que estou fazendo um spoiler e estragando a surpresa do filme, mas isso faz parte do tema do artigo, pois o filme trata de um assunto que nos interessa. 
Estamos preparados para ser substituídos por androides? Vou dizer em letras garrafais: NÃO! 
Hoje o androides já possuem inteligência artificial. Já possuem qualidades superiores aos humanos e um dia poderão ser iguais, ou superiores a nós. Os cientistas estão maravilhados com as proezas do IA [Inteligência Artificial]. Já existem IA's  com 88% de capacidade humana para interpretar perguntas e respostas  feitas por clientes em bancos e lojas de e-commerce pelo mundo, já existem hotéis controlados por IA e carros controlados por IA.
Esse mundo já está AÍ! [Trocadilho androide]
As empresas irão preferir os androides do que uma pessoa. Isso é real e já acontece. Existem milhões de lojas e-commerce pelo mundo, as lojas e-commerce são  androides, pois evitam a loja física. O vendedor de loja praticamente foi eliminado, sobrando apenas o entregador físico, mas o vendedor foi praticamente eliminado. Secretárias eletrônicas do mundo moderno já estão trabalhando e nos deixando malucos com a palavra: entendi. Quem já não pegou uma secretária androide que diz: não entendi ou entendi?
Eu estou apenas vislumbrando um futuro quando o homem não será mais importante e as empresas que produzem IA serão mais comuns do que milhares de empregados pelo mundo.
Existem pessoas que não entendem que substituir é ruim. Vou te dar um exemplo que aconteceu na Inglaterra há muitos anos atrás. A história é verdadeira:
Um empresário resolveu usar pombos para melhorar a qualidade dos parafusos que produzia. Um homem havia treinado pombos para achar parafusos defeituosos e ofereceu ao empresário a ideia. O empresário gostou e admitiu o homem para treinar mais pombos para o trabalho. Os pombos foram um sucesso, pois além de ser rápidos e precisos, eles trabalhavam comendo rações para pássaros, o que era mais barato do que empregados. Então, o empresário demitiu toda os empregados e substituindo-os por alguns pombos. O resultado foi que as pessoas demitidas, não conseguiam arrumar mais empregos porque a cidade era pequena. Com a falta de emprego, a polícia notou que aumentaram os roubos na cidade, o que preocupou o prefeito e as pessoas. Algo estava acontecendo na cidade que as pessoas estavam roubando por falta de emprego.
Logo, descobriu-se que as pessoas que roubavam eram antigos trabalhadores da empresa de parafusos. A polícia investigou e descobriu que o empresário havia feito a substituição dos funcionários pelos pombos. Moral da história: o empresário foi intimado a recontratar as pessoas e demitir os pombos, pois essa substituição gerou desemprego na cidade.

Hoje, nós somos substituídos por computadores. Eu mesmo trabalhei vários anos como animador de desenhos animados. Trabalhei por anos desenhando com a mão o processo do desenho animado, que eram 12 desenhos por segundo. Um filme de animação tem 1 hora de duração. Imagine a cada 30 segundos de tempo, nós desenhávamos 360 desenhos, agora um filme tinha 60 minutos. Hoje, todo esse processo é igual, não irei dizer que é diferente, mas qualquer pessoa pode animar em 3d. Antes eram só desenhistas especializados como eu. Hoje, estou desempregado, porque já não há mais interesse em artistas especializados e qualquer um com um computador pode animar em 3d. 
Note o seguinte: não se faz mais animações como se fazia antigamente, Você irá dizer que não percebeu a mudança, mas pergunte aos desenhistas de animações 2d ou como eu trabalhavam com animações. Muitos como eu tivemos que nos adaptar à mudança. Sei que parece bobo dizer isso. Muitas pessoas não compreendem a situação e dizem que teremos que nos adaptar às mudanças, mas pense no seguinte: e se essas mudanças foram quase totais? Quando um médico não precisa mais fazer operações e um androide fazer? O que será da economia de um país quando todos forem substituídos por androides?
O que acontece é que como as pessoas não podem ser substituídas. Imagine quantos androides tomariam empregos de milhares de profissionais especializados e o que aconteceria com esses profissionais? Imagine se todas as empresas fizessem a mesma coisa? Quantas empresas usariam o IA para melhorar a qualidade de produtos de uma empresa? 
Quando escrevi pela primeira vez sobre esse assunto, fui muito criticado, pois as pessoas preferem de certa forma as mudanças tecnológicas. Pense, no seguinte: será que é importante a mudança tecnológica?
Não precisamos de mudanças tecnológicas, pois as pessoas trabalhando e evoluindo é muito mais importante do que androides. Um androide vai ser mais do que mil pessoas juntas.  
O que acontece é que os cientistas querem fazer seu trabalho e imitar Deus. O ser humano tem uma visão de criação como Deus. Nós queremos criar androides iguais a humanos. É um tipo de síndrome de imitação do poder de Deus.
Criar, é um tipo de necessidade humana, só que nós criamos demasiadamente além do que é importante. Vou te dar um exemplo: por que os cientistas querem criar clones? Sendo que é mais fácil fecundar! Acho interessante no caso de pais e mães que não podem ter filhos, mas isso no futuro, qualquer pessoa poderá querer um filho clone de si mesmo. Esse tipo de síndrome  de ser Deus, nos levará à problemas cada vez piores.
Eu entendo a situação, mas não vejo nada de importante em criar um androide para ser igual a mim. Esse tipo de pensamento é de gente maluca. Pessoas que não percebem o erro que fazem, se arrependem de ter criado. Albert Einstein criou a Bomba Atômica. O próprio Einstein disse não ter arrependimento de ter criado a bomba, mas ao mesmo tempo não aceitaram o modo como ela foi usada.
https://www.megacurioso.com.br/invencoes/75279-7-inventores-que-se-arrependeram-de-suas-criacoes.htm
As pessoas que são a favor de tecnologias inovadoras, tem que imaginar que nem todas serão usadas da forma correta quando imaginada.
Uma das frases mais marcantes vem do criador do AK-47, Mikhail Kalashnikov:
“Se o meu fuzil tirou tantas vidas, pode ser que eu, um crente ortodoxo, seja o culpado por essas mortes, mesmo que essas pessoas não sejam minhas inimigas?
Entenda, que quando criamos algo seja qual for a criação, ela pode ser de uso inofensivo ou ofensivo. Portanto, temos que pensar de forma consciente, o que essa ideia irá fazer ao mundo. As maiores invenções do ser humano revolucionaram a humanidade, mas algumas destroem a humanidade.
Os espíritos me falam algumas coisas que nunca iria revelara às pessoas, por mais que seja importante revelar.  Eu tenho em mim um tipo de censura à algumas ideias que jamais revelaria a ninguém, mesmo a um amigo próximo. 
Por que? As pessoas não estão preparadas para algumas realidades ou mesmo algumas verdades. Algumas pessoas não tem compreensão para assumir responsabilidades. Gosto de dar um exemplo bem simples: você daria um revólver carregado a uma criança? E se você tivesse o poder da invisibilidade o que faria?
Essas duas perguntas refletem um tipo de poder que a tecnologia possui, e não é apenas aquele que ela pode causar, mas às próprias consequências que irão vir após a instituição dessas tecnologias.
Eu  não sou contra o uso de robôs, pelo contrário existem locais onde existe a necessidade de computadores e robôs. Hoje, robôs são usados para fazer fake news ou criar milhares de seguidores em contas do Facebook , Youtube e Twiter. Sabemos que existe um tipo de automatização intolerável que cria um tipo de mal-estar no bom senso das pessoas.
Meu site site foi usado para propagar informações, na época das eleições do Trump, notei que algumas páginas do meu site foram redirecionadas, e tive milhões de pageviews em algumas páginas que não tinham sequer um assunto interessante, mas foram usadas de alguma forma para propagar algum tipo de informação relacionada ao Trump. A Rússia influenciou a vitória do Trump usando robôs. O mesmo acontece no Brasil. Trump usou robôs para efetivar sua vitória nos EUA. Notei isso, porque as pageviews mostravam um grande número de pageviews vindo da Rússia e outros exatamente na época das eleições do Trump, e logo após a eleição caiu para zero pageviews.
Empresas especializadas em criar robôs, que são IA's de contas falsas no Youtube e Twiter, inflacionam as constas do Trump com supostos seguidores falsos ou robôs, para influenciar outros leitores e pessoas para algum tipo de ideologia. As eleições em 2022, será palco dessas investidas em robôs para efetivar a votação de um candidato interessado apenas em ser eleito e ganhar 33 mil reais, para viajar de avião e auxílio moradia.
Entenda, o uso de robôs pode ser bom e ruim. Como toda tecnologia. O que depende é do mau uso dessa tecnologia. Como disse não sou contra o IA, pois faço games hoje em dia, e é minha profissão que mais gosto. Adoro videogames e gosto de robôs, mas acredito que nós temos que entender, porque substituir humanos? Acho que os androides vieram para ficar, mas temos que usar com consciência, bem como tudo que inventamos.
Muita Luz.