12/12/2017
Em artigo publicado em um jornal de astronomia. Disseram que nós não recebemos nenhuma mensagem dos alienígenas porque seus planetas foram destruídos em virtude da fragilidade da vida em seus planetas.

Essas mudanças climáticas destruíram o pouco da vida nesses planetas e assim não conseguiram contatar-nos em tempo.
Eu quase tive um troço de tanto rir, depois de ler essa matéria.  Os cientistas discutem o famoso paradoxo de Fermi, que foi infelizmente dado o nome em homenagem ao Físico Enrico Fermi, que jamais disse um absurdo como esse.
Ele só fez uma pergunta: onde está todo mundo? 
Para resolver o problema do paradoxo se existem bilhões de galáxias e bilhões de civilização porque estamos sozinhos no universo?
Muito simples de explicar o paradoxo de Fermi.
Se existem bilhões de planetas iguais ao nosso planeta porque parecemos sozinhos o espaço? Imagine que o universo é uma escola e nessa escola todos estão estudando nas suas salas, mas existem milhares de crianças na escola, só que quando você está no pátio do recreio não há ninguém, somente quando toca o sinal do recreio é que todas aparecem. 
Vamos dar outro exemplo, se você anda pela rua em um horário muito tarde da noite você parece estar sozinho, não é? Isso porque você está quieto, mas se você começar a bater e apertar as campainhas das casas irão aparecer as pessoas e provavelmente a polícia e você irá para a cadeia por perturbar a vizinhança.
NÃO QUER DIZER QUE SÓ PORQUE NÃO VEMOS NINGUÉM É PORQUE ESTAMOS SOZINHOS NO UNIVERSO. 

Nem sempre as pessoas querem conversar com você. Nem sempre as pessoas querem ver você, mas se você fazer alguma coisa que as outras pessoas percebam é claro que elas irão notar você. Então, o paradoxo de Fermi, pode ser um primeiro evento antes do sinal do recreio. Talvez nosso  ponto no espaço seja um local afastado de outros mais transitáveis.
Mas não acredito nessas hipóteses absurdas de céticos. Céticos são pessoas que não acreditam em nada e sempre usam a própria cegueira para comprovar algo bobo. No caso da ideia de Fermi, acredito ser muito mais interessante do que o próprio paradoxo de que não vemos ninguém e achamos que não existem nenhuma civilização igual à nossa.

Outro exemplo, é de uma pessoa solitária que vive enclausurada em sua casa, e nunca sai na rua para ver o que acontece. Para ela o mundo lá fora é só sons e o que vê na janela. Nunca vê ninguém e ninguém a vê. Mas isso acontece porque ela não sai de casa, não quer dizer que as pessoas não a veem, mas é que ela nunca sai de sua clausura. 

Gosto de explicar por que o Paradoxo de Fermi é real para nós? 
Simples de responder tenho certeza que Fermi iria gostar da resposta: por causa de nossa tecnologia primitiva, só por isso.
Agora imagine uma tribo de índios que nunca saíram de sua tribo e algum homem pegasse alguns deles e os levassem em um avião e mostrasse a Europa para eles? Eles nunca teriam um contato conosco se eles não viessem até eles. Isso porque eles não tem uma tecnologia superior. 
Por exemplo: nós ainda falamos e ouvimos usando a velocidade da luz. 
Esse também é uma resposta para Fermi: a velocidade da luz nos limita em receber e enviar mensagens.
Será que os alienígenas teriam outro modo de enviar mensagens sem ser pela velocidade da luz?
Sim, e é por isso que nós não recebemos nada nem uma mensagem.
Acredito que seres alienígenas usam outra tecnologias que ultrapassariam a velocidade da luz.
Então, a resposta para a pergunta de Fermi, onde estão todos deveria ser: por que não nos respondem? É simples, a resposta é :
Todos dependem da velocidade de luz!
Eu acredito que o ser humano ainda é muito primitivo para um contato alienígena. É a mesma coisa que uma tribo na amazônia que nunca foi descoberta e ela é descoberta. A Terra é a mesma coisa, nenhuma raça quer atrapalhar a vida do planeta, mas os cientistas são tão burrinhos que acham que os alienígenas não existem. Na verdade, a resposta para Fermi seria: nossa tecnologia é realmente primitiva e longe da realidade universal das grandes civilizações galáticas.
NOTE QUE A MAIORIA DOS CIENTISTAS SE ACHAM SUPER EVOLUÍDOS E NÃO IMAGINAM QUE EXISTAM CIENTISTAS MAIS INTELIGENTES.
Gosto de colocar da seguinte maneira: nossos cientistas se acham sempre maiores que são na verdade. Nossa ciência seria comparada à a ciência de um curandeiro em uma tribo de índios. Não quer dizer que só porque nós achamos que conseguimos descobrir a Teoria da Relatividade, podemos saber a verdade do universo. Essa limitação impõe o paradoxo de Fermi. Na verdade essa imposição acontecerá com qualquer civilização que não sai de seu planeta.
Como expliquei se a pessoa fica enclausurada em sua casa jamais saberá como são as outras pessoas, pois ela está vivendo o paradoxo de Fermi. Um jeito de sair do paradoxo de Fermi seria de atingir um capacidade maior, mais tecnologia e mais inteligencia. 
O paradoxo acontece para planetas que não tem muita tecnologias, planetas tecnologicamente atrasados  E não que o paradoxo é real, mas que nossa tecnologia é primitiva e incapaz de receber qualquer sinal. 
Há também um outro problema: nem todas as civilizações inteligentes querem diálogos conosco. Gosto de exemplificar como uma festa: quando damos uma festa e há crianças nós nunca conversamos com as criança sempre preferimos conversar com pessoas da nossa idade. Isso acontece com crianças que preferem crianças, Jovens que preferem jovens e adultos que preferem adultos e mais velhos preferem pessoas mais velhas. Esse é o motivo. Cada raça fala com uma raça que tem compatibilidade de idade. Nós achamos que somos adultos, mas não passamos de crianças no pré.
O PARADOXO DE FERMI, NÃO PODE SER COLOCADO COMO UMA REGRA GERAL, POIS O QUE LIMITA NOSSO CAMPO DE VISÃO É FALTA DE TECNOLOGIA E NÃO QUE O PARADOXO É UM PROBLEMA DE TODOS. 

Postagem Anterior Próxima Postagem