Fonte: http://www.extremetech.com/extreme/150417-astrobiologists-discover-fossils-in-meteorite-fragments-confirming-extraterrestrial-life?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+ziffdavis/extremetech+%28Extremetech%29
Pesquisadores do Reino Unido descobriram fósseis de algas em fragmentos de meteoritos que aterraram no Sri Lanka no ano passado.Esta é a evidência mais forte de panspermia: que a vida na Terra começou quando um meteorito contendo organismos simples caiu aqui, bilhões de anos atrás e talvez mais importante ainda, que há vida em outros lugares do universo.
Em dezembro de 2012, uma bola de fogo foi vista sobre os céus de Polonnaruwa , Sri Lanka. Ao longo dos dias seguintes , fragmentos da bola de fogo foram coletadas e enviadas ao Instituto de Pesquisa Médica do Sri Lanka, onde a análise microscópica inicial revelou microalgas siliceous conhecido como diatomáceas . Como você pode imaginar , sendo esta a primeira evidência de que a vida poderia ter chegado à Terra através de um meteorito , a comunidade científica era cética dos resultados - e por isso alguns fragmentos foram enviadas para a Universidade de Cardiff, no País de Gales, para posterior análise . Os pesquisadores da Cardiff agora estão relatando que eles tem certeza de que esses fragmentos virem de um meteorito extraterrestre definitivamente, " estruturas biológicas fossilizados " dentro deles. Panspermia , ao que parece, é um movimento. 
Existem algumas teorias concorrentes de como a vida começou na Terra. Panspermia , onde a vida chegou na parte de trás de um cometa ou asteroide, é um deles. Abiogenesis , a teoria de que a vida eclodiu espontaneamente a partir de moléculas inorgânicas na sopa primordial da Terra, é outra. Panspermia dirigida, onde uma raça alienígena enviado intencionalmente um asteroide ou nave espacial carregado com os organismos vivos da Terra, uma outra teoria um pouco mais exótico.  
 Quanto a qual teoria está correta , nós provavelmente nunca saberemos - mas o meteorito Polonnaruwa definitivamente coloca as probabilidades em favor da panspermia .
Testes da Universidade de Cardiff teve uma abordagem em duas vertentes : em primeiro lugar para confirmar que havia fósseis algas realmente dentro dele , mas o mais importante para descartar a contaminação terrestre. Para este fim, os pesquisadores descobriram níveis muito baixos de nitrogênio ( que é quase sempre presente nos organismos na Terra ) , e sua análise de isótopos de oxigênio "mostra [ que as amostras ] são inequivocamente meteoritos. " Maquiagem atômica do meteorito , juntamente com a fósseis sendo fundidos com a matriz da  pedra, é um forte indicador de que os organismos não são terrestres na origem.  O que parece ser ( algas) fóssil biológico , dentro de um fragmento de meteorito. De acordo com o nosso biólogo em casa John Hewitt, há uma forte possibilidade de que os fósseis não são realmente de natureza biológica. Há também o fato de que a pesquisa foi publicada no Journal of Cosmology , um jornal peer-reviewed que está sob escrutínio crítico inúmeras vezes desde que foi criado em 2009.
                        
Com isso dito, o trabalho de pesquisa da Universidade de Cardiff parece ser bastante profissional . Difração de raios- X e microscopia eletrônica de varredura não são realmente o tipo de ferramentas para você brincar. Seria bastante difícil de falsificar as imagens e os resultados que foram gerados pela Universidade de Cardiff - não impossível, mas improvável. Uma coisa é certa , porém: Para que isso realmente se tornar a ciência - para o sonho de Chandra Wickramasinghe de panspermia para se tornar uma realidade - este trabalho terá de ser replicado por muitos outros grupos ao redor do mundo . Seria muito , muito emocionante , de fato , se os fósseis biológicos têm sido encontrados em um meteorito extraterrestre. Seria a prova de que há vida em outros planetas - e, essencialmente, uma garantia de que o universo é cheio de vida. Mas , como sempre, afirmações extraordinárias exigem provas extraordinárias .

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem