O primeiro curso sobre Ebola para profissionais da saúde de toda a América começa nesta segunda-feira em Havana, uma nova iniciativa encabeçada por Cuba no combate à epidemia mortal, noticiou a imprensa local.
"O primeiro Curso Internacional para a Prevenção e o Enfrentamento do Vírus Ebola na região das Américas começa hoje (segunda-feira) no Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, em Havana", reportou a agência cubana Prensa Latina.
Neste mesmo instituto foram capacitados os 256 médicos e enfermeiros cubanos, enviados aos países africanos mais afetados pelo vírus - Serra Leoa, Guiné e Libéria -, uma ação que pôs a ilha na vanguarda do combate ao temido vírus, o que rendeu a Havana elogios incomuns de Washington.
O curso se estenderá até a sexta-feira, mas a Prensa Latina não informou até agora quais são os países participantes, nem a quantidade de assistentes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia de Ebola já matou quase 5.000 pessoas de um total de cerca de 13.000 casos registrados.
Este curso é uma das "30 linhas" de ação conjunta contra o Ebola, desenhadas em 30 de outubro após uma reunião técnica de dois dias, à qual assistiram autoridades sanitárias de todos os países americanos, com exceção de São Cristóvão e Nevis.
A reunião técnica foi convocada pelos chefes de Estado da Alba - bloco integrado por nove países com governos de esquerda da América Latina e do Caribe -, em uma cúpula extraordinária sobre o Ebola, celebrada em 20 de outubro, na capital cubana.


Quando o governo quer ajudar seu povo e outros países, o governo deve tomar sempre a iniciativa e não ficar colocando empecilhos para que não funcione, Cuba tomando a iniciativa e usando técnicos treinados na África podem ajudar outros países que tenham o mesmo problema, não só dentro de seu país mas fora. Isso é que é ter um papel de líder, e não ficar falando besteira por aí que o vírus está vencido, está longe disso.  
Os governos e as pessoas devem unirem-se de forma a combater o vírus, achar caminhos para a não proliferação do vírus, devem trabalhar juntos em prol do planeta e das pessoas, para acabarmos de vez com esse vírus. Os países devem sempre arregaçar as mangas e partir para ajudar e não ficarem usando a política como culpa e justificarem seus egoísmos, acho que está na hora de os governos agirem como crianças que brigam por um pirulito. É hora de nos juntarmos e um única nação e ajudarmos uns aos outros, separação não justifica  nada, só mais guerras e sofrimento.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/10/assembleia-geral-da-onu-volta-exigir-o-fim-do-embargo-cuba.html

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem