Estamos sempre lembrando do fim mundo, fim do Sol, e o fim da Galáxia, já ouviu falar? Pois bem, será a primeira vez que você vai ouvir isso pelo menos aqui no Brasil, mas o mundo da ciência, o mundo da astronomia, já conhece esse Grande Atrator. Na verdade, a nossa galáxia está indo em direção a mais dois milhões de quilômetros por hora!
Somente agora os astrônomos do  Centro Internacional de Rádio Astronomia Research (ICRAR), conseguiram ver o que há nessa localidade para onde a nossa galáxia está indo. São mais galáxias do que antes foi possível ver, assista ao vídeo para entender. O que deixa os astrônomos inquietos é qual o motivo dessa atração. 
As galáxias recém-avistados são 250 milhões de anos-luz da Terra e tinha sido envolta por gases, planetas e estrelas como era do outro lado da nossa região celestial. O que será que está puxando a nossa galáxia? 
Ninguém sabe nem ao menos dizer o que seja. O que se sabe é que o Grande Atrator é um aglomerado de galáxias e muitas delas iguais ou até maiores que a nossa galáxia, mas o que se sabe é que a direção é essa: e que o Grande Atrator é o problema.


Será um mega buraco negro? Uma região super densa que está atraindo todas as galáxias para aquela direção? 
Bom, já estudei muito sobre o Big Bang, e também sobre física teórica e astronômica, no meu entender, posso explicar mais ou menos do jeito que entendo. Quando o universo  foi criado 14 bilhões de anos atrás, toda a matéria se expandiu em alguns segundos e essa expansão ainda está acontecendo no universo. Essa expansão cria um efeito que parece empurrar as galáxias mais distantes entre si, mas existe uma força que também está ao mesmo tempo interagindo com a nossa galáxia, por mais que a velocidade seja maior de expansão a velocidade de trator é também superior, o que aumentaria ainda mais a força de atração do aglomerado muito grande e com muita massa. 
Mas tudo está em expansão e ao mesmo tempo sendo atraído por algo muito massivo.
Acredito que sejam buracos negros gigantes, que acontecem porque a velocidade do universo está diminuindo, quero dizer que a expansão pode estar diminuindo e grandes buracos negros agem como extrema força porque a velocidade da expansão pode estar mudando. É claro que é apenas uma hipótese, quem sou eu para dizer tal coisa, não é?
Será que enormes buracos negros poderiam existir? Pense na situação, o que teria mais força que a força da expansão do universo? Como algo seria tão forte para sugar galáxias? Buracos negros gigantes, que podem ter existido no passado. Só que existe um porém que a astronomia não explica: se olhamos para as galáxias distantes milhões de anos no passado, então é de se supor que quanto mais longe vemos no universo, mais antigo é. Quero dizer que o Grande Atrator já atraiu no passado e será que agora nós estaríamos mais perto? Se estamos a uma velocidade de dois milhões de quilômetros por hora, pode ser que já estamos perto do Grande Atractor, pelo simples fator, que o universo que vemos sofre uma curvatura de espaço-tempo, e que o que vemos no espaço, não é o tempo do exato momento e sim o tempo que aconteceu 250 milhões de anos atrás. Vamos dizer que o que vemos agora agora aconteceu 250 milhões de anos atrás e não o que estaria acontecendo agora, nesse exato momento, poderíamos estar muito mais próximo do que os astrônomos imaginam. 
Só para localizá-los na época exata, há 250 milhões de anos atrás, aconteceu uma das maiores extinções da Terra, inclusive maior que a dos dinossauros, e matou 95% da vida na Terra, inclusive vem desse evento o maior efeito estufa e super-aquecimento do planeta, esse evento é chamado de extinção do período Permiano-Triássico. O evento matou 95% da vida no mar e 70% da vida na superfície da Terra, o evento foi causado pela erupção dos vulcões onde é hoje a Rússia.
Os pesquisadores disseram que o momento e o ritmo da extinção em massa indicam que ambos os ecossistemas terrestres e marinhos se colapsaram “de repente”. O rápido aquecimento global teria causado “aridez continental” e “incêndios florestais generalizados”.
Os cientistas adicionam que não estão discutindo a mudança climática moderna, mas que obviamente o aquecimento global é uma preocupação da biodiversidade hoje. “O registro geológico nos diz que ‘mudanças’ acontecem no clima o tempo todo, e deste evento de grande extinção, a vida conseguiu se recuperar”, afirmam.
Hoje parece ser diferente, até agora os cientistas dizem que o aquecimento global não existe e quem tem a razão, não é? Será que a temperatura do planeta pode estar subindo em razão de algum evento cósmico inesperado? Muito se fala da companheira do Sol, chamada de estrela Nemesis, e muitas das extinções estariam ligadas a essa estrela. Dizem alguns defensores dessa hipótese, a estrela teria uma órbita de 26 milhões de anos e que a cada aproximação da Terra, ela causa uma extinção, existe uma periodicidade das extinções e ela teria um período de 26 milhões de anos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem