Achei interessante ver a visão dos homens do século passado em relação ao que eles achavam ser o futuro. Hoje, vemos de forma diferente o futuro, mas nossa visão será sempre antiquada, por mais que achemos que isso seria evolução. Então, cuidado quando achar que o futuro terá alguma coisa a ver com a nossa tecnologia de agora. 
Coloquei algumas imagens que foram idealizadas por astistas sobre qual seria as tecnologias no futuro e observando as imagens, podemos concluir que o mundo ainda não é o futuro que todos imaginavam, mas algumas coisas foram mais evoluídas e superaram as expectativas, como a internet, o celular, o avião e outras invenções.















Praticamente, todas as ilustrações tem uma visão futurista de que o homem viverá no fundo do mar e voando pelos céus, mas é uma verdade que não parece ser viável, por mais que achemos que seja possível viver no fundo do mar, é algo impossível e usar asas como passarinhos é algo muito mais impossível.  O que podemos perceber nas imagens é a ideia das pessoas tornarem-se mais ociosas no futuro, usando tecnologias malucas. Se olharmos com olhos modernos, as pessoas sempre consideram a tecnologia como algo necessário para diminuir o trabalho. 
Essa visão de que a tecnologia é uma forma de facilitar os trabalhos diários é uma visão preguiçosa de que não precisamos de pessoas, mas o futuro em vez de buscar a tecnologia para evitar o uso da mão de obra deve pensar de forma lógica e realista: será que criar novas tecnologias pode ajudar nosso planeta? 
Agora imagine na situação: se nós evitarmos o uso de trabalhos feitos pelas mãos, isso pode gerar um planeta de vagabundos, pessoas preguiçosas e ociosas e assim, a vida se tornará algo jamais sonhado pelos nossos homens do século passado. Algo que nem eles imaginaram, mas a derrocada da raça humana.
Deve estar imaginando que o futuro seja algo maravilhoso, mas observe, pelas imagens que nosso futuro, que nós também imaginamos, não será igual!
A mente nos reserva grandes surpresas, e apesar de imaginarmos muito bem, nossas ideias de futuro, são quase iguais aos nossos antepassado, a intenção de diminuir nossos trabalhos diários usando tecnologias, que se observar, muitas delas já existem, mas que não são para todos.
Imaginem o seguinte, tecnologia é para pessoas multimilionárias e não para o mais simples. Outra ideia é que se as pessoas procuram usar tecnologias para diminuir seus afazeres e torná-los mais fáceis, isso irá criar um planeta de gente ociosa.
É fato na história e ela é realidade, que os antigos egípcios, fizeram suas grandes e maravilhosas piramides para, ocupar o povo e acabar com a violência e gente perambulando sem o que fazer, na verdade o fato de fazer as piramides e os templos foi o de dar ocupação para as pessoas que viviam sem trabalhar, apenas bebiam e faziam sexo o dia inteiro, então os faraós resolveram o problema, dando ocupação para o povo.
Hoje, o que acontece é o mesmo que há milhares de anos atrás, onde ocupar bilhões de pessoas, sendo que as tecnologias são tão eficazes e ao mesmo tempo inviabilizam o poder aquisitivo da humanidade? 
Há alguns anos na Inglaterra, o dono de uma empresa de parafusos, resolveu testar uma ideia: treinar pombos para achar parafusos defeituosos, e assim agilizar a mão de obra da empresa. Os pombos foram treinados para encontrar-los e a cada parafuso defeituoso, eles ganhavam uma refeição extra, assim os pombos tornaram-se tão eficazes que o donos resolveu colocá-los como trabalhadores autômatos e assim foi um sucesso,
Mas o dono da empresa ficou tão contente, que mandou vários empregados embora e contratou mais pombos para o serviço. Isso gerou um descontentamento com as pessoas que foram substituídas pela nova tecnologia e tornaram-se, mais muito ociosos, aumentando a quantidade de bêbados, ociosos, ladrões. Aos poucos a cidade tinha mais pessoas ociosas do que pombos ociosos, e assim gerou uma crise. 
Foi então que as pessoas começaram a reclamar dos pombos e que não era justos pessoas ficarem ociosas, por causa que os pombos eram melhores que humanos. Houve uma revolta popular e assim o dono da empresa foi obrigado a aposentar os pombos e voltar ao estágio anterior.
O que quero mostrar, com essa pequena história e as imagens que postei acima: é mostrar para que em um estágio evolutivo do ser humano, precisamos voltar ao passado, por mais que as tecnologias são maravilhosas, mais econômicas, nós temos que involuir.
Na verdade, temos que voltar ao passado e regredir nossos conceitos sobre tecnologia, é bom para ricos e para elite, mas algumas dessas tecnologias são muito, a palavra não é correta, mas é uma forma que causa o desemprego. 
Esse processo aliado à nossa economia, nos leva a um estagnação econômica, porque quanto menos pessoas trabalham, menos pessoas conseguem obter dinheiro e comprar.
Observe que existem milhares de desempregados, não porque o governo é incompetente, mas porque existem milhares de pessoas sem dinheiro para comprar, o que gera a ociosidade e a baixa capacidade de compra. A maioria das pessoas acreditam que a má economia está relacionada com governos, mas é uma grande mentira: a economia está ligada ao poder de compra das pessoas, e sua empregabilidade, se você tem emprego, você pode comprar. É um ciclo vicioso, se não temos trabalho não podemos ter uma economia suscetível ao sucesso, portanto, quando usar uma tecnologia tente pensar, se ela pode ou não destruir empregos, se causar desemprego, a economia irá sucumbir.
Tento dizer isso para as pessoas de várias formas, mas as pessoas insistem que é problema de governo, mas a verdade é muito simples, qualquer mudança no meio industrial onde se favorece a tecnologia, causará problemas na economia, mesmo que sejam só meros pombos, isso resultará em uma crise de grandes repercussões.
Qual o problema da economia mundial? É a mesma que pensavam no século passado: ao diminuirmos a quantidade de pessoas nas industrias nós reduzimos a quantidade de pessoas capazes de poder de compra, consequentemente as empresas não conseguirão vender seus produtos, gerando uma economia fraca.
Qual seria a solução para esse problema? Em vez de diminuir empregados, as empresas devem aumentar o número de empregados de forma generalizada, assim os empregados irão sair para as ruas e comprar, isso  alimentará a economia. Recessão é um retrocesso, e pode ser causado pela ociosidade da tecnologia.
Hoje, parece ser notório que as empresas, não conseguem contratar e a maioria dos problemas está no uso de tecnologia, as únicas pessoas que tem trabalho garantido, são pessoas do nível técnico de manutenção de máquinas. Por que? Como expliquei acima, há só pombos trabalhando no momento, mas pombos não conseguem fazer manutenção das máquinas!
Se observar, as pessoas que estão desempregadas, são pessoas que não trabalham em nível técnico. 
A tecnologia tem um lado bom e ruim: o lado bom, é a comodidade, como os pombos, não se gasta muito dinheiro, pois são mais baratas [mas com um detalhe elas quebram e precisam de técnicos de manutenção], o lado ruim: falta de comodidade, porque exige mais gastos e é um ponto ruim para as indústrias, pois precisam de muitas pessoas em vez de pombos. O lado ruim, é ao mesmo tempo o lado bom e o melhor, pois tem gastos maiores, mas as pessoas que são ao mesmo tempo trabalhadores e consumidores também.
Veja, como a tecnologia é tão importante, mas causa ociosidade, eleva o número de violência e aumenta o desemprego. 
Então, a solução, é voltarmos ao tempo de quando as pessoas trabalhavam, e os donos de empresas não usavam pombos. Empregos e empregados, não devem ser colocados na rua,  mas sim, empregados, porque são também consumidores.
Na verdade para resolver o problema do Brasil é contratar, as indústrias tem que contratar, quanto mais melhor, porque ao fazer isso diminui o desemprego e aumenta o consumo dos seu próprios produtos.
Observe, que o consumo cresce quando os empregos aumentam, se usamos a tecnologia como uma forma de aliviar gastos, estamos aliviando os gastos, mas diminuindo o consumo.
Esse fato é relativo ao uso de tecnologias, como internet, whatsapp, facebook, computadores, robôs, etc. Essas tecnologias parecem inofensivas, mas podem causar problemas tão difíceis que a economia não consegue suportar.
Vou dar um exemplo: o UBER, esse projeto, é muito tecnológico, baseia-se em uma tecnologia de celular, onde pessoas se conectam através das redes sociais. Criando um serviço mais barato, mas ao mesmo tempo é mais barato, mas cria problemas para os taxistas, que trabalham. O Uber é uma forma de pombo, que foi usado para facilitar a vida das pessoas, mas isso criam certos riscos, mas também é bom porque várias pessoas particulares podem sair da faixa do desemprego.
Será que podemos viver com tecnologia, consumo e empregos? Claro, observe o caso do UBER, ao mesmo tempo que é tecnologia, ela cria novos empregos. Não vejo a tecnologia como algo ruim, mas como pombos, quando a tecnologia é com os pombos, ela cria desemprego, desemprego é ruim para a economia e para o consumo.
A ideia deste editorial, foi para mostrar que a economia pode ser afetada, pela industrialização, pelo uso de tecnologias que ajudam nosso dia a dia, mas que ao mesmo tempo gera desemprego e queda do consumo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem