26/04/2017
A arqueologia está descobrindo o que todos já sabiam: os Incas não eram um povo sem escrita: a sua linguagem era com Quipus.
Quipus era uma forma de cordões com nós. E serviam de documentos para compartilhar informações contábeis entre as pessoas. 

Segundo os antropólogos Gary Urton e Carrie Brezine, da Universidade de Harvard (EUA), a descoberta revela um novo uso dos quipus (nó, na língua quíchua) que os incas utilizavam em vez da escrita bidimensional de outras culturas antigas.
"Todas as civilizações importantes, como a inca, a chinesa, a egípcia, a maia, a asteca e a mesopotâmica, desenvolveram um meio para manter o controle de seu vasto império", disse Urton, professor de estudos pré-colombinos da Faculdade de Artes e Ciências de Harvard.
FONTE: https://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2005/08/11/ult1809u5663.jhtm
Mas só porque alguém não deixa algo em forma de escrita seria ignorante? Por aí você vê como a arqueologia é bem atrasada. Chamar os Incas aquele povo que construiu maravilhosas construções de pedras que até hoje não sabem como foram feitas de povo pré-histórico é ser muito burro!

Pré-históricos são os arqueólogos que ainda não conseguiram nem decifrar o que eles escreviam.Essa é a verdade.

Postagem Anterior Próxima Postagem