10/12/2017
O continente guarda mistérios inexplicáveis e agora cientistas descobriram um objeto circular que pode ser uma cratera de um impacto que aconteceu milhões de anos atrás. 



Esse objeto encontrado em 2009, pela sonda {GRACE} que foi concebida para encontrar anomalias gravitacionais em nosso planeta, e revelado em um artigo que pode ler no link abaixo:
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1029/2008GC002149/full

Essa cratera pode ter 500 km de diâmetro e até maior que a cratera de  Chicxulub que tem aproximadamente 180 km de diâmetro. Esse evento pode ter sido há 250 milhões de anos entre os períodos Permiano e Triássico, essas extinções ocorreram por um aumento da temperatura global e existem duas teorias: um impacto de asteroide ou uma erupção vulcânica muito forte.
Nesses dois eventos a poeira atinge a Ionosfera e fecha a luz do sol provocando um inverno repentino. Esse tipo e eventos causam extinções de animais e mudam toda a fauna no mundo. 
Esse evento foi muito forte e criou um efeito antipodal, que é o reflexo do impacto em outro evento conhecido como "Trapps Siberianos". Trapps são formações de basalto em grande quantidade, causadas por erupções vulcânicas. Isso porque quando aconteceu o impacto a força foi tão forte que refletiu na região oposta da Terra, o que nós chamamos de antipodal. 

Quando esse impacto aconteceu a força gerou energia suficiente para criar grandes erupções nesse local que deu origem ao que hoje conhecemos como Trapps Siberianos.
Esses eventos podem ser comprovados em estudos sobre impactos na Lua ou em Marte onde pode-se comprovar o efeito antipodal de um impacto de um grande asteroide. Na Lua Calisto podemos ver uma cratera gigante:



Esses eventos mostram que a Terra teve grandes impactos que mudaram a vida biológica do planeta. Esses eventos acontecem de tempos em tempos, mas existem possibilidades de um grande impacto em breve. 

Segundo os estudiosos estamos próximos de uma grande extinção, que pode acontecer em um evento similar em um futuro próximo. Muitas pessoas acham que só porque asteroides passam raspando perto da Terra é que nada pode acontecer. Eu sempre coloco a vida na Terra equivalente a uma roleta Russa. 

Postagem Anterior Próxima Postagem