(Atualizado) Comunicado da Roscosmos — agência espacial russa, equivalente à Nasa dos Estados Unidos revela fim da espaçonave: "A nave Progress M-27M deixou de existir às 05h04 de Moscou (23h04 Brasília de quinta-feira) de 8 de maio de 2015. Sua entrada na atmosfera ocorreu sobre a parte central do Pacífico".
Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2015-05-08/mundo-procura-por-destrocos-de-espaconave-russa.html

Fragmentos de foguete russo podem cair sobre o Brasil.
Nave vai queimar ao atingir atmosfera nesta sexta-feira, diz agência. Parte mais populosa do planeta está na rota.

O DIA
Rio - O cargueiro espacial russo Progress M-27M, que saiu de órbita após ser lançado há uma semana com destino à Estação Espacial Internacional, cairá sobre a Terra nesta sexta-feira, segundo anunciou a agência russa Roscosmos. A possibilidade dos destroços da nave caírem sobre o Brasil existe já que qualquer região da Terra localizada entre as latitudes 51.6 graus ao norte ou ao sul equador pode ser atingida, mas especialistas não sabem a localização ao certo.

Fragmentos da Progress podem atingir a parte mais populosa do planeta, devido à inclinação da órbita. Além do Brasil,  territórios do Leste dos Estados Unidos, Colômbia e Indonésia, podem ser atingidos, segundo estimativas.

Regiões acima do extremo norte da Europa e Canadá, Alasca, Groenlândia, extremo sul da América do Sul e Antártica não podem ser atingidas.

De acordo com os especialistas da Roscosmos, a nave "se desintegrará" no dia 8 de maio, entre 0h45 e 6h36 horas de Moscou (entre 18h45 desta quinta-feira e 0h36 em Brasília), indica o comunicado oficial.

"A nave queimará completamente nas camadas densas da atmosfera da Terra e só alguns fragmentos pequenos poderão alcançar a superfície do nosso planeta", acrescentou.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem