Fonte:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/03/sp-tem-23-mortes-por-complicacoes-respiratorias-provocadas-pelo-h1n1.html
O que está chamando a atenção dos médicos e das autoridades de saúde é que a circulação do vírus começou mais cedo aqui. Em geral, os surtos ocorrem entre maio e julho, especialmente no Sul e Sudeste do Brasil, que são as regiões mais frias.
Mas, agora, esse ano, o vírus começou a atacar no fim do verão: fevereiro, março. Ainda não se sabe exatamente porque que é que isso está acontecendo. Mas a hipótese mais provável é que brasileiros que tenham viajado durante as férias para países do hemisfério norte, como Estados Unidos e Canadá, onde o vírus H1N1 continua circulando, tenham trazido o vírus pra cá.
A maior parte dos casos aconteceu no interior paulista, na região de São José do Rio Preto. Lá, uma vacinação extra começou essa semana na população de risco: idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas que têm doenças crônicas. A vacina é a principal maneira de evitar a doença, mas existem outros cuidados.
"Então evitar aglomerados, lavar bem as mãos, lembrar que o vírus da influenza transmite-se basicamente de duas maneiras: através de secreção respiratória, ou seja, tosse e espirro, mas também por contato com objetos, então manter as mãos limpas é muito importante pra que se diminua o risco de contrair a gripe", disse Marco Aurélio Sáfadi, infectologista e pediatra do Hospital Sabará.
Muita luz a todos e cuidado!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem