Será que a Terra é plana?
Muitos leram e ficaram sabendo sobre a teorias sobre a Terra plana. Mas será que isso é verdadeiro? Será que estão nos enganando. 
Em  primeiro lugar a Terra é redonda como a Lua e o Sol, observamos que a Lua gira ao redor da Terra e o Sol ao redor da Terra. É claro que essas evidências não provam que a Terra é redonda, por isso muitas pessoas tentam entender de forma diferente.
Desde Eratóstenes de Alexandria no terceiro século antes da era cristã, sabia-se que a Terra era uma esfera, através de uma sombra, uma estaca e um conhecimento de matemática.
Através de cálculos matemáticos, podemos dizer que a Terra tem um angulo de  em relação a luz do sol acima de nossas cabeças, Eratóstenes sabia que a distância entre Alexandria e Assuã era de 800 km e então pensou: 7° são aproximadamente 1/50 de uma circunferência (360°). E isso corresponde a cerca de 800 km. Oitocentos quilômetros vezes cinquenta são quarenta mil quilômetros, de modo que deve ser este o valor da circunferência da Terra.
Você vê que não é o fato de acharmos que a Terra seja chata, mas de conhecimento de matemática. Não tem como evitar que um ângulo de 360° não exista, porque a sombra projetada pela varinha em relação ao Sol é real. Quando construímos um prédio, ele estará a um angulo de 7°, está relacionada ao centro da Terra o centro de gravidade da massa total da Terra.
Nosso corpo se alinha com a gravidade da massa total, então a gravidade, irá manter o corpo perpendicular ao centro da Terra, e em relação ao Sol criará um ângulo de 7,2 partes de 360 graus. Se fosse verdade que a Terra fosse chata ela teria que ser um enorme pedaço de pizza.
As pessoas não compreendem matemática. Existem outras teorias, mas todas faltam muitas evidências para comprovar o que é ridículo. Hoje, a ciência não pode mais aceitar, essas teorias como verdadeiras, mesmo que alguns cientistas não tenham como provar o contrário, a Terra é redonda.
A Terra não é completamente esférica, é um oblato, o formato de uma abóbora, mas medições com satélites a Terra tem a forma de uma batata amassada. Sendo o centro da massa total, mas próxima de um esferoide.
Seria possível provar que a Terra é chata? Não, porque existem leis matemáticas que proíbem esse tipo de conceito, é a mesma coisa que dizer que 2 + 2 = 6, não tem como mudar algo que é exato, tão exato que o Eratóstenes, fez em um cálculo simples, e chegou com um resultado aproximado de 40.000 km e hoje com um calculo, mais exato chegamos ao valor de 40.072 km. Veja que com um cálculo tão simples é possível calcular toda a circunferência da Terra.

É claro, que existem pessoas que querem provar o contrário. Mas é algo difícil  ou totalmente impossível, porque teríamos que mudar a lógica da geometria para admitir tal maluquice.Existem alguns cientistas que querem provar que isso seja mentira, por que a  NASA estaria nos enganando sobre tal possibilidade? Mas a matemática e geometria, são matérias perfeitas e lógicas e podemos até brincar e saber o  peso da Terra.
F = G * M1 * M2 / R2

R é a distância que separa os dois objetos;
G é uma constante com o valor de 6.67259x10-11m3/s2 kg;
M1 e M2 são as duas massas que se atraem;
F é a força da atração entre elas.Vamos assumir que a Terra é uma das massas (M1) e uma esfera de um quilograma é a outra (M2). A força entre elas é de 9,8 kg*m/s2, valor calculado ao soltar a esfera de 1 kg e medir a aceleração que o campo gravitacional da Terra aplica sobre ela (9,8 m/s2).  peso da Terra é de 6.000.000.000.000.000.000.000.000 quilogramas. 
Portanto, quem acha que matemática e geometria são irreais, melhor voltar a estudar, pois não tem como mudar postulados completos e tão perfeitos, hoje podemos fazer cálculos precisos para todo tipo de tecnologia que nós temos. Bom, pelo cálculo da massa, que vem de outra equação, que é o valor da aceleração do campo gravitacional, isso se calcula, por um método simples: soltando-se uma bola de um quilo e calculando-se a velocidade da atração gravitacional, pelo valor obtido, podemos calcular a massa total em velocidade que está colocado na variável "G". Sendo assim é fácil calcular o peso da Terra, porque temos as velocidades  dos dois objetos a massa da Terra e a esfera de 1 quilograma e podemos calcular o peso da Terra perfeitamente.
Com esses cálculos é possível destruir qualquer teoria que tente desmentir que a Terra seja redonda! Podemos assumir que a Terra tenha diferentes campos gravitacionais, devido a maior e menor quantidade de matéria, mas os cálculos, funcionam em quase todos os lugares da Terra, se todas as pessoas fizessem um cálculo, em cada país teríamos as mesmas medidas, Não se trata de enganar, mas de pura matemática. É muito mais fácil explicar que a Terra seja oca do que provar que ela seja chata. Pois a massa não, especifica a parte vazia do planeta, mas parte sólida e o gás é pesado também, o oxigênio e as partes líquidas, por exemplo se a Terra tivesse um oceano , o centro da Terra, não seria possível de nós sabermos, mesmo que existam tecnologias capacitadas para medir os gases e as partes sólidas, esse processo é conhecido como pwaves  e são gravadas através de ondas sísmicas na Terra, essas ondas andam mais lentas em locais sólidos e em locais gasosos percorre mais rapidamente. Mas essa é outra história, para outro artigo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem