26/08/2017
Um grupo de astrofísicos da Universidade de Harvard determinou o prazo para a próxima “super fulguração”[Erupção solar de alta intensidade] na superfície do Sol, cujos efeitos devastadores poderiam acabar com a civilização humana. Segundo a pesquisa publicada pela Universidade Cornell, a catastrófica erupção solar pode ocorrer dentro de 750 anos.
Os cientistas exploraram os efeitos das “super fulgurações” na história evolutiva da Terra e outros planetas do sistema solar. O estudo analisa como as erupções de alta intensidade podem levar a processos de extinção, enquanto que as mais moderadas, pelo contrário, são um fator de formação de componentes orgânicos chave para a origem da vida.
Na pesquisa, os autores explicam que a magnitude dos danos econômicos e tecnológicos que a próxima erupção provocaria seriam tão devastadores que poderiam significar o fim da humanidade. “Os riscos das ‘super fulgurações’ têm sido subestimados”, concluem os astrofísicos.
As manchas solares de grande intensidade são capazes de inutilizar satélites e sistemas elétricos. No entanto, o maior risco destes fenômenos solares é o da provocação de danos sérios na camada do ozônio, indispensável para proteger a biosfera terrestre dos raios ultravioleta.
Assim, um nível de radiação extrema poderia causar o sobreaquecimento das camadas superiores da atmosfera, com consequentes danos para os organismos que praticam fotossíntese e degradação do DNA.
Eu já comentei sobre esse problema em vários artigos desde que comecei a escrever nesse blog e alerto às pessoas que a falta de preparação para eventos como erupções solares e os efeitos devastadores da super fulguração, podem afetar nossa economia e destruir usinas nucleares, usinas elétricas e principalmente satélites.
Se esse evento aconteceu 750 anos atrás a vida ainda era na maioria de mamíferos gigantes e o homem ainda estava em evolução, isso não afetou porque a vida, em um caso de uma erupção solar, não pode ser afetada, mas os equipamentos eletrônicos sensíveis a um super aquecimento seriam destruídos.
E isso poderia até mesmo afetar nosso DNA/ADN, pois como expliquei os raios ultravioletas podem inclusive modificá-lo.
Então, não é uma brincadeira de pessoas interessadas em enganar e sim ciência.
Isso já aconteceu em 1859 e ficou conhecido como Evento Carrington, mas o efeito não foi devastador porque não se usava eletricidade e os transformadores elétricos foram destruídos como mostra a foto abaixo:

Qual é o problema de queimar transformadores? Esses transformadores levam quase 5 anos para serem construídos e se isso acontecer teremos falta de energia elétrica em todo o mundo. 
Esse foi um evento pequeno e aconteceu em uma época onde a eletricidade não era tão importante.
Agora pense no seguinte: faltando eletricidade quais seriam as consequências?
Tem gente que dirá que irá perder o episódio 4578 da série Games of Thrones, mas as usinas nucleares precisam de energia elétrica, isso traria um problema as usinas precisam de manter o núcleo atômico resfriado, se acontecer algo como falta de eletricidade as usinas entrarão em pane. 
Fora as industrias que não poderão produzir alimentos. Se isso acontecer no mundo as pessoas irão ter problemas com comida, fora o desemprego será geral, aumento da violência e falta de comida, isso criará um problema insustentável e guerras por comida e por água serão travadas. Inclusive pode-se esperar algo horrível como pessoas comendo carne humana, pois a tendencia é as pessoas procurarem por alimento industrializado.
Esse evento que aconteceu em 1859, não tem nada que se pareça com uma fulguração solar como uma erupção solar de alta intensidade que irá acontecer daqui a 750 anos! Estamos falando de algo muito forte superior ao Evento Carrington.
O que tento alertar é que se o planeta não se preparar, não pensar em prevenção isso será o fim da humanidade e dificilmente poderá se recuperar ou entrar em uma nova era da pedra.

Postagem Anterior Próxima Postagem