19/11/2017
A notícia pode parecer bizarra para quem ainda acha que o aquecimento global é brincadeira e como escrevi no artigo sobre o aumento da temperatura até 2100, em até 3,2 graus. A NASA consegui prever quais as cidades que sofrerão mais com as inundações causadas pelo derretimento das geleiras do polo Norte.
Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/nasa-geleiras-derretimento-cidades/
Os modelos foram publicados na revista Science Advances e você pode confirmar no link: http://advances.sciencemag.org/content/3/11/e1700537
Esse estudo usou física reversa e uma complexa equação.

Como expliquei no artigo anterior essas inundações afetarão muito mais os EUA do que outros países.

Cada cor representa a cor de uma parte do derretimento das geleiras.
O estudo notou que se todo o gelo da Groenlândia derretesse, aumentaria o nível do mar em 6,4 metros, mas esse manto de gelo derrete de forma diferente do em outros locais. Haverá uma física muito estranha, onde o local da Groenlândia que mais derreter gelo, terão menos aumento do mar, por causa da menor força da gravidade no local. Os estudos mostram que New York será mais afetada se o norte da Groenlândia derreter mais rápido e em outras partes haverá diminuição do nível do mar.
O que os cientistas descobriram é que a massa de gelo contem uma onda gravitacional ao redor delas. Isso me lembra a teoria do Albert Einstein: ele dizia que a massa de gelo da Terra provoca uma certa gravidade ou um certo peso sobre as placas e crostas terrestres, e se derreterem o peso será menor e a Terra pode aumentar a velocidade de giro sobre o eixo. Essa teoria deu o que falar, porque deu origem a teoria de mudança do eixo da Terra.
Se a camada de gelo derreter totalmente, isso pode ser ruim, mas pode aumentar o giro da Terra em microsegundos  porque seria como uma massa de terra sumir do planeta, o peso diminui e resultando em um giro para compensar a falta de massa.
Seria como você colocar o dedo em um giroscópio ou pião quando está girando, ele irá diminuir a velocidade de rotação, mas se tirar o dedo ele irá girar mais rápido e isso pode diminuir a quantidade graus em que o eixo da Terra está. Isso quer dizer que o eixo irá se inclinar em direção ao polo. Isso pode levar o hemisfério mais para o norte e assim diminuir a temperatura do hemisfério Norte.
Se o derretimento for muito rápido, o evento de mudança do eixo seria mais rápido, isso porque os cientistas não estão contando que o peso das massas de gelo irão diminuir. Será que não sabem? Se eu sei porque eles não saberiam?
Vamos ser lógicos: imagine que o planeta Terra tivesse 50% a mais de gelo?
Esse fator iria causar um sobrepeso na crosta que poderia diminuir a rotação sobre o eixo da Terra e isso aconteceu 10 mil anos atrás na Era do Gelo. E que deu a chance do ser humano o homosapiens evoluir.
Quando o gelo diminuiu o que aconteceu? A Terra deve ter aumentado o giro sobre o eixo tornando os dias menos longos. É claro que depende do peso das massas de gelo. Se tirar as massas de gelo a gravidade diminui como a cientista disse:
“A ideia de que nossos oceanos não são banheiras e de que mantos de gelo têm uma aura gravitacional em torno deles é simplesmente muito legal”, disse Robin Bell, pesquisadora de criosfera no Lamont-Doherty Earth Observatory, ao Earther.
Não é só legal, elas tem uma massa que afeta todo o planeta, se essa massa derreter como a Terra irá reagir? Já imaginou? Imagine que as geleiras são como spoilers de aerodinâmica para carros, só que essas geleiras diminuem a velocidade, se elas derretem a velocidade aumenta e aí? Será que estão contando com essa  velocidade extra?
Provavelmente irão dizer:  a velocidade não seria tão grande, mas do mesmo jeito o mar está relacionado com a força centrípeta dos oceanos que estão mais altos que o nível real, porque o giro empurra os oceanos para cima e não para os lados, maior velocidade do giro maior altura do mar. Por aí, você imagina quantos problemas a falta de pensar sobre aquecimento global podem nos dar muitos problemas para o futuro e não são legais como a cientista está imaginando.
Postagem Anterior Próxima Postagem