11/12/2017

Essa imagem de uma bola em Marte, poderia até ser considerada algo artificial. Mas observem que a NASA nem retirou a esfera, na verdade essa é uma prova de que um dia Marte teve rios e água fluente.
Esse processo é muito comum em rios e praias do nosso planeta. São dois efeitos que sugerem um oceano e corrente marítimas ou mesmo correntes de rios que fluíram milhões de anos atrás quando Marte possuía água em forma líquida. Talvez não muito grande, mas capaz de movimentar pequenas pedras. Essas pedras ficavam no leito do lago e giravam constantemente fazendo com que adquirisse a forma circular. Bem como essas pedras abaixo.


Existe também uma outra forma de fazer esferas perfeitas e isso pode ser visto em uma praia da Nova Zelândia e são chamadas de Moeraki.



Essas esferas se formam pelo depósito de calcários devido ao movimento das ondas que depositam lama e areia e quando ficam pesadas rolam até a praia.
Se fosse realmente algo alienígena a NASA não seria incompetente de colocar a foto publicamente. O que é certeza se tratar desse efeito que expliquei acima onde as pedras rolam e o atrito causando a esfericidade da pedra.



Não tem nada de bola de canhão ou alguma forma artificial, isso é apenas uma prova de que Marte teve água como  nosso planeta. 
O local aonde está o robô  Curiosity,se chama cratera de Galle, que era um local que possuía muita água em forma líquida milhões de anos atrás.
O círculo em preto é o locar da sonda curiosity

A parte em azul é um sedimento de leito de lago. Isso porque a cratera onde o robô está ficava cheia de água pelo menos alguns milhões de anos atrás em determinadas épocas. É possível notar a diferença em terreno onde era água e onde não tinha água. Talvez no passado de Marte, a cratera sempre foi um tipo de lago e que com o tempo secou.


Existem outros exemplos dessas esferas e foram encontradas pelo robô  em suas andanças pela cratera Galle. A cratera Galle no passado lembra muito essas imagens que colocarei abaixo para você ter uma ideia de como seria o lago.


Lago Lonar

Postagem Anterior Próxima Postagem