13/01/2018
A maioria das pessoas colocam essa história como parte da lenda do Rei Artur, mas a verdadeira espada existe e está em uma abadia na Itália!
Na verdade são histórias que eram retiradas de outras histórias.
Muito do mito do Rei Artur não seria verdade, mas adaptações de outras histórias. 

Nossa história começa em uma abadia em ruínas e chamada de Abadia Santo Galgano, na Itália. 


A famosa espada enfiada na pedra realmente existe.

A espada foi analisada por cientistas e é genuína da época sitada.

Olhando as fotos acima, você pode até dizer que seria um milagre, mas para olhos mais espertos e sabedores de alguma informação não comentada, poderia dizer que a espada é falsa.
Pois bem a espada não é falsa e ela está enfiada na pedra de verdade. Tudo é verdadeiro. Inclusive foi feito teste de datação do metal pelo historiador: Mario Moiraghi e é genuinamente medieval do século 12, corretamente com a idade em que foi enfiada na pedra no ano de 1180.
Santo Galgano foi o primeiro Santo canonizado pela Igreja Católica.
Sua historia é algo incrível e que pode significar um verdadeiro milagre.
Essa história está descrita em documentos registrados no Vaticano antes de sua canonização. 
Santo Galgano nasceu em 1148, de família rica, foi um cavaleiro e como todo cavaleiro tinha vida mundana e desregrada, cheio de vícios e prazeres mundanos, até que um dia sonhou com o arcanjo Miguel.
E  logo converteu-se ao cristianismo.
Tornou-se devoto após a segunda visão do arcanjo Miguel que apareceu novamente em sonhos pedindo que se convertesse para o cristianismo. Em visão Galgano foi conduzido pelas mãos de Miguel para que abandonasse a vida de prazeres mundanos para consagrar-se à milícia dos céus.
Um dia Galgano estava cavalgando e o cavalo recusou-se a levá-lo para o caminho para onde estava indo, e o levou para outro local onde já conhecia dos sonhos com o arcanjo.
A voz disse a ele para ir até o local, onde viu um templo redondo. Onde Jesus estava rodeado pelos apóstolos. Chegando ao  local ouviu uma voz dizendo para ele renunciar todos seus desejos mundanos.
Então, Galgano disse que seria impossível e que essa tarefa era tão difícil como enfiar uma espada na pedra e para provar sua palavra de que era impossível, em tremendo movimento enfiou a espada na pedra!
Para surpresa de Galgano a espada entrou tão fácil como entraria em uma poça de barro. Logo após esse milagre Galgano viveu sua vida em pobreza e largou tudo para viver a vida cristã. [Essa história lembra a vida de São Francisco]
A mãe de Galgano triste com a vida sem privilégios e a pobreza do filho, resolve que deveria ajudá-lo, então pediu a uma jovem bela e rica que se casasse com ele, mas Galgano ao invés converteu a moça e acabou sendo freira em um convento e com a ajuda do Bispo Voltera construiu um convento o qual chamou de Abadia Redonda em lembrança das palavras de Galgano.
Note que a Távola redonda, tem origem na ideia de que Galgano teve a visão com Jesus no centro de um circulo feito pelos apóstolos. Provavelmente a mesma ideia da lenda do Rei Artur e os cavaleiros da Távola redonda.
Reza a lenda que quem tentar tirar a espada da pedra os braços são arrancados do corpo.
Estudos foram feitos com equipamentos modernos e a parte interna da espada está enfiada na pedra de forma indiscutível, inclusive há braços mumificados de alguém que tentou retirar a espada da pedra.
Estórias e lendas à parte, temos que imaginar que pode ter sido um milagre, mas existem alguns céticos que acreditam que Galgano não atingiu uma pedra e sim um pedra composta de turfa, que é mole mas quando esquentada ela torna-se dura como pedra. Bom, não sei se é verdade, mas alguns querem mostrar que poderia ser o caso.


Em certos casos a pedra de turfa não seria tão dura e que alguém com grande força poderia enfiar a espada. Na verdade não podemos saber se seria esse o caso. O que se sabe é que a espada ficou enfiada na pedra ou na turfa durante vários anos e o calor do sol petrificou a turfa.
Mais uma história incrível que destrói o mito de Artur e torna a Excalibur uma lenda! Às vezes nossa mente prega peças e a verdade pode parecer e como sempre escrevo: a verdade é pior que a ficção!
Muita luz

Postagem Anterior Próxima Postagem