18/08/2018

Achei muito interessante a história deste relógio astronômico e muito interessante para escrever aqui no blog. Para quem gosta de viajar nas imagens e um dia for até Praga esse talvez seja um dos eventos mais extraordinários de  turismo. 
O relógio é chamado de Orloj, e fica em Praga e foi construído na Idade Média. A história começa com uma lenda que nos leva a uma história fantástica.
"O relógio astronômico realiza seu trabalho, de vez em quando, por 600 anos. É o único relógio astronômico ainda em operação. Esta impressionante peça de história Tcheca (e mecânica) foi criada em 1410 por dois homens: Mikuláš de Kadaň e Jan Šindel. Um relatório errôneo lista um certo Mestre Hanuš como o criador do relógio, acrescentando uma lenda intrigante. De acordo com esta lenda, Hanuš tinha os olhos postos pelo próprio rei para que ele não pudesse fazer outro relógio tão impressionante para qualquer outra pessoa. Hanuš se vingou indo para a torre do relógio e se lançando nas obras, conseguindo o duplo propósito de se matar e parar o relógio, que depois não funcionou por muitos anos. Eventualmente, um artesão habilidoso foi capaz de iniciá-lo novamente. Não há verdade por trás da história, mas é verdade que o relógio parou muitas vezes em sua existência." Fonte: https://www.private-prague-guide.com/article/astronomical-clock-orloj/
Durante a Revolta de Praga, em maio de 1945, os nazistas danificaram o relógio severamente com armas antiaéreas; o relógio ficou parado pelos próximos três anos. O relógio astronómico viu muitas mudanças ao longo dos séculos. Em 1490, algumas adições foram feitas, incluindo esculturas e o mostrador do calendário. As estátuas em movimento datam do século XVII, e as figuras do Apóstolo de 1865. O artista Josef Mánes repintou o mostrador do calendário nesse mesmo ano.
Toda a aparência do relógio astronômico ajuda a torná-lo único. O anel interno da face do relógio mostra os símbolos do zodíaco. O anel externo é numerado em algarismos romanos, de 1 a 24, para mostrar a hora. Na extremidade deste anel, os numerais de Schwabacher indicam o tempo da Velha República Checa. Uma figura em forma de sol, presa a um braço de ouro, gira em torno do círculo zodiacal. Um ícone da lua também é encontrado aqui.
09 de outubro de 2010, viu as celebrações do 600 º aniversário da existência do relógio astronômico. O relógio astronômico toca diariamente para audiências apreciativas e alegres. Enquanto o último sinal sonoro desaparece, um trompetista na torre, usando um uniforme amarelo e vermelho, toca uma música curta para a plateia abaixo, acenando para eles após sua apresentação. Ele joga em cada lado da torre, aplaudido a cada vez.
Você pode conferir todo o relógio aqui no blog, pois um link onde podemos ver todo o relógio virtualmente, através do 360 Globe.
Boa viagem.

Postagem Anterior Próxima Postagem