10/10/2018
Eu sempre alerto as pessoas para não caírem neste tipo de sensacionalismo. Por que será? O asteroide não estaria em rota de colisão com a Terra.
“Nós podemos desconsiderar qualquer possibilidade de choque em 1° de fevereiro de 2019”, disse Don Yeomans, da Nasa – a agência espacial americana.
Entenda, os astrônomos quando observam um asteroide cuidadosamente, como é o caso do NT7 e outros é porque estão realmente vendo ele.
Por exemplo: se um asteroide é visível, os astrônomos podem calcular  precisamente sua órbita, mas se o asteroide não é visível, aí sim é preocupante. Isso aconteceu com o Omuamua, foi descoberto quando ele estava muito perto da Terra e graças a Deus passou 30 milhões de km da Terra. Não é uma distância muito grande em termos de objetos cósmicos, vamos dizer passou raspando.
E qual asteroides devemos temer? Asteroides grandes são fáceis de serem monitorados, mas os pequenos, esses sim são realmente perigosos. Isso é bem fácil de explicar. 
Observe essa foto do NT7, ele é bem grande e é possível calcular sua trajetória com precisão. Veja a imagem abaixo:



Ele passa perto da órbita da Terra, mas a Terra orbita em avanço, quer dizer que a Terra passa muito antes do asteroide passar em velocidades diferentes. É como se a Terra sempre saísse da frente do asteroide antes dele passar e isso vai aumentando ou diminuindo com o tempo. Sabendo-se a trajetória é possível calcular todas elas no futuro, essa trajetória aconteceu em 24 de Julho de 2002.
Então, é muito fácil dizer que ele não irá colidir com o planeta Terra em 2019 e nem 2060. Mas seria possível uma colisão, mas depende de muitos fatores que estão em jogo.  
Nós devemos temer os pequenos asteroides que não podem ser vistos ou monitorados, como foi o caso do Meteoro de Cheliabinsk em 2014. Ele tinha aproximadamente 10.000 toneladas de massa e 17 metros de diâmetro, liberando o equivalente a 500 quilotons de energia durante o evento.
17 metros é bem pequeno e são mais perigosos, porque não podem ser monitorados e entram na atmosfera sem serem notados. No caso, os astrônomos não estão querendo mais fazer alertas sobre asteroides e monitoração,porque sempre há muito sensacionalismo, o que assustam as pessoas de certo modo, por pessoas que não estudam as possibilidades.
O dia que realmente um asteroide de 34 metros entrar em nossa atmosfera será um Deus nos acuda, pois aí sim devemos correr para as montanhas. kkk
Você quer realmente saber o que 1000 kilotons pode fazer em um asteroide de 34 metros, duas vezes o tamanho do Meteoro de Cheliabinsk, então assista ao vídeo, essa é uma bomba de mil kilotons. 
Então, pense da seguinte maneira. Se você acha que um meteoro muito bem observado atingir a Terra o desastre é bem pior, isso quer dizer que a explosão seria muito maior. As pessoas deveriam confiar muito mais nos astrônomos do que em jornalecos e blogs sensacionalistas.
Muita Luz.

Postagem Anterior Próxima Postagem