Cientista do SETI diz que nossa biologia pode ter-se iniciado em oceanos marcianos.
Poderia o ser humano ser um marciano?
A resposta foi direta: é possível que bilhões de anos atrás, pequenos pedaços de biologia sair do Planeta Vermelho e infectou nosso.Se assim for, sua árvore de família - e que de todas as outras formas de vida terrestre - tem suas raízes mais profundas não nos antigos oceanos da Terra, mas nos mares desaparecidos de Marte.
O mecanismo pelo qual a biologia pode difundir através do espaço sem o benefício de hardware espaço-organismo é conhecido como panspermia. A vida pega uma carona na luz solar ou no interior rochas - e  não em foguetes.Tem importantes implicações para a procura de vida no sistema solar - uma pesquisa que está começando agora.
Panspermia é uma idéia nova: o filósofo Anaxágoras foi o primeiro a publicar sobre o assunto mais de dois milênios atrás. Mas a moda atual pode ser atribuída a experiências de pensamento pelo químico sueco Svante Arrhenius no início do século XX. Ele descobriu microorganismos, que podem ser mais resistente do que botas velhas, pode ser empurrado de um mundo para o outro pela pressão da radiação de estrelas.
Essa idéia pode funcionar se os imigrantes são minúsculos e não insistir em ir mais longe. Mas uma aposta muito melhor é ser um peregrino protoplasmic dentro de um torrão de terra chutado para o espaço por um impacto de meteoro. Às vezes chamada de "lithopanspermia" por razões que são óbvias, se você estudou grego, este modo de transporte tem o benefício de um ambiente protector. Isso é uma necessidade, se o seu tempo de viagem é muito longa - centenas de milhares ou milhões de anos. Afinal, o espaço é quase benigno: raios cósmicos, temperaturas extremas, e dessecação prolongada irá implacavelmente corroer qualquer biologia que leva muito tempo a caminho do seu destino  e estar dentro de uma rocha ajuda a se proteger.

Mas é este mecanismo, Johnny Appleseed para espalhar a vida entre os mundos que pode ser real?
Para responder a isso, primeiro você precisa se perguntar: se são realmente as rochas saíram de um planeta em grande quantidade para garantir que pelo menos alguns vão desembarcar acidentalmente em um outro mundo. E segundo, que qualquer um de seus passageiros microscópicos sobreviveriam a viagem!
Considere as perspectivas panspermia entre a Terra e Marte. Os cientistas estimam que, nos primeiros dias do sistema solar, bilhões de rochas entre o tamanho de uma polegada e um quintal foram involuntariamente transportadas do Planeta Vermelho ao nosso. Seu tempo de viagem poderia ter sido tão curto, talvez um ano, mas a maioria teria levado muito mais tempo, mais como um milhão de anos. Uma rocha pode passear ao redor do Sistema Solar interior por um bom tempo antes de realmente acertar nada.
Assim, poderia qualquer biologia dentro desses pedaços espaciais sobreviver a uma viagem tão prolongada? Afinal, as condições a bordo são piores do que a RyanAir. As rochas e seus passageiros teriam sido bombardeados por radiação, e submetidos a temperaturas extremas tão ruins quanto na lua. Mas verifica-se que alguns micróbios terrestres resistentes poderiam sobreviver a estas condições de classe econômica. Astrobiologists identificaram bactérias terrestres capazes de viverem em forma de esporos por um milhão de anos. Se você colocá-los em contacto com a água, eles irão voltar à vida como macacos do mar.
Parece que panspermia era possível entre Marte e a Terra cerca de quatro bilhões de anos, assumindo que não havia qualquer forma de vida no planeta vermelho para fazer a viagem. E talvez houvesse. Em sua juventude, Marte era mais úmido e mais quente do que agora, e poderia ter desovado coisas vivas numa altura em que a Terra era tão sem vida. Porque tantas rochas marcianas foram expulsas para o espaço, é altamente provável que, pelo menos, alguns poderiam ter vindo de um possível Marte habitado - supondo que ele tinha habitantes.
Desta forma, o nosso planeta pode ter atraído sua biota - não como o resultado de todos os processos aqui na Terra, mas graças a uma chuva de rochas de Marte. Se em algum momento nas próximas décadas descobrimos os restos da vida antiga no Planeta Vermelho que são baseados no DNA, então teremos boas razões para acreditar que a biologia terrestre é uma importação. Poderíamos dizer que não só os homens são de Marte; Todos nós somos.
A possibilidade de que o tapete da vida da Terra pode não ser indígena, pode influenciar as nossas prioridades na busca de vida no sistema solar. Devemos continuar a colocar nossas apostas pesadas em Marte, ou seria melhor para explorar as luas de Júpiter e Saturno? Biologia seria muito mais isolada nestes mundos, e é improvável de estar relacionado com nós. Eles seriam os verdadeiros alienígenas - talvez o tipo mais interessante da vida de encontrar.
Como intrigante que é, a panspermia não oferece nenhuma pista sobre a origem da vida. Na verdade, ela só parece empurrar o problema dos primórdios da biologia para outro planeta. Mas não é isso: Se a vida pode se espalhar, então incontáveis ​​mundos poderiam ser incrustados com biologia mesmo que gerá-la em primeiro lugar é difícil ou altamente improvável.
Virando hidrocarbonetos em protoplasma pode ser um semi-milagre, mas a própria vida poderia ser tão comum como um  fast food.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem