Essa seria a primeira imagem de um planeta em formação vista da Terra.

O poderoso telescópio Alma, captou a mais perfeita imagem de um sistema planetário em formação. esse sistema Solar tem uma estrela anã laranja chamada TW Hydrae e fica a 175 anos-luz de distância da Terra. foi possível ver um pequeno planeta em sua formação ao redor do disco protoplanetário, algo que seria impossível hoje para nós sabermos como era o sistema solar, foi possível pela primeira vez termos uma visão de como seria a formação do sistema solar em sua infância.
Estudos anteriores, realizados com telescópios óticos e com radiotelescópios, confirmam que a TW Hydrae abriga um proeminente disco cujas características sugerem que há planetas começando a se formar", afirma Sean Andrews, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian em Cambridge, Massachusetts (Estados Unidos), e principal autor de um artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters, citado no comunicado do ALMA.
As novas imagens do ALMA "mostram o disco com um detalhe sem precedentes, revelando uma série de anéis concêntricos de poeira brilhante e zonas escuras, com características interessantes que podem indicar que está sendo formado um planeta com uma órbita parecida com a da Terra", acrescenta.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem