28/11/2018
Como sempre escrevi no blog, asteroides grandes são fáceis de monitorar, até 200 metros, como é o caso do asteroide 2018 LF16, o que é mais perigoso, são os pequenos asteroides de  10 a 50 metros que podem passar despercebidos pelos sistemas de monitoramento mundial como foi o caso do meteoro de Cheliabinsk. Se atingisse a Terra provocaria uma explosão de mais ou menos 500 quilotons! 
Por que não cairá na Terra? Asteroides não mudam com facilidade sua órbita, pois não existem possibilidades de colisões mesmo que pequenas e que mudariam a órbita em direção da Terra. 
De acordo com a Nasa, existe uma chance de 1 a 30.000.000 de que isso aconteça o que é mais fácil ganhar na loteria! Veja os próprios astrônomos deram a este asteroide a chance de 0/10 de atingir a Terra, para que um asteroide tenha uma chance de atingir a Terra, precisa ter a chance de 5/10 e colisões começam a partir de 8/10.
Então, não caia nessa de que alguns sites estão usando para ganhar pageviews!
Leia este artigo que escrevi sobre a possibilidade de queda de asteroides pequenos e são muito mais perigosos. Sempre que possível escreverei o parâmetro de  chance de atingir a Terra que vai de 0 até 10.
https://contatoalienigena.blogspot.com/2018/10/asteroide-2002-nt7-nao-atingira-terra.html


Este infográfico mostra a quantidade de pequenos e grandes asteroides e existem 2755 entre 0 a 30 metros ou de  30 a 100 metros e esses são muito mais perigosos e não podem ser monitorados por falta de capacidade tecnológica para avistá-los no espaço. Nossos telescópios não conseguem vê-los em uma posição longe da Terra o que pode nos dar uma chance de evitar a queda. 
O que quer dizer isto que estou comentando? Que a queda de um asteroide pequeno pode causar um estrago de pelo menos 10.000 toneladas de TNT que liberaria 500 quiloton de energia. E também quer dizer que quando acontecer ninguém irá ter chance de fugir, como aconteceu com o meteoro de Cheliabinsk. A única forma é rezar para D'us!
O que me deixa preocupado é que tanto a Nasa como as agências espaciais não se preocupam com os pequenos asteroides, o que é fácil de monitorar em vez de mandar robozinhos bobos para Marte e criar um sistema de detecção mais sofisticado. Mas a preocupação é que matar uma quantidade pequena de pessoas é menos preocupante do que fazer um sistema melhor e mais sofisticado.
É só criar um satélite que fique nos pontos de Lagrange que são pontos de equilíbrio entre o Sol e a Terra e podem ajudar a ter uma visão melhor das posições e órbita do asteroide. A minha ideia seria criar um sistema de detecção no espaço usando os pontos de Lagrange.
Qualquer asteroide ou objeto que estaria em direção da Terra poderia ser observado com uma qualidade melhor do que dos telescópios da Terra, inclusive pode monitorar OVNIs! Pois com uma sensibilidade igual ao do Soho, mas de forma invertida talvez inclusive por controle de claridade, pois todo asteroide emite luz,só que muito fraca em relação às estrelas. Como essa sonda estaria na posição de Lagrange é possível bloquear a luz vinda do Sol e das estrelas e planetas e monitorar espaços vazios ou o vácuo. O ponto de Lagrange mantem as sondas paradas no espaço, pois é um ponto de equilíbrio o que facilita a sonda ficar imóvel e bloquear a luz das estrelas mais brilhantes.
O Soho usa esse sistema para monitorar a aura do Sol veja esta imagem:



A imagem preta é chamada de sombra do Sol e é usada para diminuir o brilho da nossa estrela mãe e podemos observar a atmosfera ao redor dele. Acredito que um sistema mais sofisticado poderia criar a mesma ideia e bloquear a luz de outros objetos e facilitar monitoramento de pequenos objetos.
É claro que eles preferem que caia do que fazer um sistema sofisticado de monitoramento de asteroides.
Muita Luz

Postagem Anterior Próxima Postagem