14/11/2017
Muitas pessoas se perguntam sobre a possibilidade de que o LHC seja uma arma ou que poderia colocar a vida na Terra em risco. Eu estudei física desde 1992, quando vivia na Irlanda. E meus estudos eram em física quântica e física relativista. Portanto, posso ajudar você a pensar melhor sobre o assunto. Não sou o dono da verdade, mas irei usar as próprias teorias de física para demonstrar que a ciência pode estar brincando com fogo.
Você estudou na escola que: nem a luz sobrevive a um buraco negro!
Esse fato é real, sabemos que a luz não é só energia, mas massa e se tem massa pode ser sugada pelo buraco negro. É também fato e nenhum teórico em física dirá para mim que é mentira que estou inventando qualquer coisa aqui nesse artigo. Se a energia é igual a massa então a própria energia seria sugada pelo buraco negro. Um buraco negro é uma estrela que morreu e que sua gravidade é tão poderosa que nenhuma partícula, nem mesmo uma partícula viajando na velocidade da luz escaparia, no final do processo irá ser criado uma singularidade, onde o tempo e o espaço cessam de existir. Por que o buraco é negro? A luz como não pode atingir o horizonte do objeto será escuro ou não projetará a luz. Mas não quer dizer que ele seja escuro totalmente, e sim que a luz não consegue sair da zona do horizonte, portanto o buraco negro não precisa ser escuro, mas sim que sua luz não consegue sair totalmente. Seria fácil de imaginar: se você estiver dentro do horizonte ele poderá ser bem luminoso.
Sendo que a busca do LHC é explicar as propriedades da matéria, bem como a existência das partículas elementares do universo.
Como expliquei acima  quando estamos mexendo com partículas elementares, nós não sabemos realmente o que são, temos uma ideia vaga de como seriam, mas suas verdadeiras características seriam desconhecidas para nós, o que podemos medir são suas interações.
Todos sabemos o que acontece com uma reação em cadeia.Todos sabemos que uma reação em cadeia é algo que se inicia e não tem como parar, é o caso da fissão nuclear. Um exemplo de reação em cadeia é o fogo ou um incêndio, sendo difícil de apagar. Existem mais problemas na reação em cadeia do que no fogo em si, pois o fogo pode ser controlado, mas a sua reação em cadeia é sempre mais difícil. Torna-se perigoso se não se souber o que estamos fazendo. 

Outra reação em cadeia muito conhecida se chama bomba atômica e todos sabem decor e salteado as consequências. Há também a reação em cadeia da fissão nuclear em usinas nucleares e também são difíceis de controlar sendo necessário a construção de um sarcófago para a usina e conter a reação em cadeia. O sarcófago de Chernobil é uma cobertura de concreto para não deixar vazar a radiação do núcleo.
A água está contaminando todo o local, então um novo sarcófago está sendo construído para mantê-lo mais seguro. Por que construir algo que não se pode para? Será isso inteligência?
Bom o assunto é o LHC. Os cientistas garantem que nada poderia acontecer de mais grave com o LHC. O que parece piada porque falavam isso das usinas nucleares e tivemos vários acidentes com usinas nucleares que você deve estar "careca" de saber. O pior que temos que ficar repetindo para as pessoas perceberem que a merda já foi feita e que nos resta apenas rezar por nossos filhos e para o único planeta que nós temos.
Gosto de oferecer ideias para as pessoas mesmo nossos cientistas que adoram procurar pelo em ovo e acham um enorme problema. Na época a radioatividade não era tão famosa e houve até cremes de beleza com produtos radioativos, se ainda acha que é mentira assista ao comercial da época e no comercial eles usam um contador Geiger para medir a radiação da pele.


Esse comercial mostra que qualquer nova tecnologia sempre será tida como inovadora, mas com o tempo tornam-se sujeiras que nós em busca de coisas que não nos interessam em nome da evolução ou sei lá o que. 
Bom, o LHC é sempre colocado como o fino da tecnologia, mas imagine se ele produzisse um micro buraco negro, ou mesmo partículas chamadas de quarks estranhos e que a sua reação em cadeia iria gerar matéria estranha.  O que é matéria estranha? Essa matéria já foi comprovada pelo LHC na imagem abaixo em uma energia de 2.76 Tev, em 2010.
A matéria estranha existe é uma forma de pudim. Uma reação em cadeia de matéria estranha transformaria nosso planeta em uma enorme massa de pudim sem forma. Mas parece que estou tentando te assustar, não é? 
Não fique com medo nossos cientistas valorosos e criadores da fissão nuclear dizem que não tem problema algum se o LHC produzir um pequeno buraco negro, ele irá viver 10−27 segundos e se extinguiria. A uma de 300.000 km/s se acaso saísse do LHC teria que encontrar outros prótons e se juntar para produzir mais massa. Para que isso seja grave deverá encontrar mais prótons e assim elevar seu tamanho e massa para começar a dar problemas. O que aconteceria se ele ficasse massivo? Aí, seria grave, mas é muito difícil isso acontecer porque são interações mais difíceis no mundo microscópico. Para adquirir massa de forma constante ele tem que sobreviver por mais tempo do que 10-27 segundos e achar partículas que aumentariam sua massa.
O que torna o experimento não perigoso, é o tempo de destruição o micro- buraco negro em relação ao universo, sendo ele muito pequeno, não sobreviveria em nosso universo.
Mas a pergunta é: o LHC é uma arma?
Sim. Pergunte a um cientista que trabalha no LHC colocaria a cabeça na frente da direção do raio. A resposta óbvia seria: não. Porque a velocidade de uma partícula de próton seria equivalente a 300 mil km/s que atravessaria a cabeça de uma pessoa de um lado a outro. 
Só que o fato realmente aconteceu. Anatoli Bugorski recebeu um tiro de um colisor na Antiga União Soviética, o U-70 Synchrotron, de energia final de 70 Gev. Veja as fotos e perceba que qualquer acelerador de partículas é uma arma.


Acredito, mais na possibilidade de uma reação em cadeia de quarks estranhos. Mas existe a mesma certeza que no caso do micro-buraco-negro, os quarks estranhos serão destruídos milésimos de segundos após sua criação. O que torna-os sem perigo para destruir o planeta em uma reação em cadeia mundial.
O  que dá medo não é se isso pode ser calculado, mas e se não é assim, e se os quarks estranhos puderem criar a reação em cadeia?
Mas como escrevi acima, isso já foi confirmando em 2010, quarks estranhos já foram produzidos no LHC: 
Bom, o LHC é uma arma. Por enquanto ainda um protótipo muito grande, mas com o tempo poderá tornar-se uma verdadeira arma. Ainda estamos engatinhando na descoberta das partículas elementares, mas tudo parece estar indo de forma ao futuro. Prefiro que as usinas nucleares sejam fechadas e armas nucleares sejam destruídas, pois a energia nuclear é muito mais perigosa e real do que criarmos um buraco negro ou mesmo destruirmos o planeta com uma reação em cadeia de quarks estranhos.
Bom, espero que o artigo tenha ajudado a clarear sua mente. Mas sempre imagino que deveríamos buscar não a experiência real. Tenho em mente que o conhecimento humano pode gerar experimentos em supercomputadores, do que em realidade. Acredito que no futuro os homens irão buscar por experiências virtuais, ou em colisões através de cálculos matemáticos em simulações em computadores e isso será muito mais proveitoso do que a construção de LHCs.
O ser humano precisa confiar mais em cálculos e respeitar mais cientistas, e buscar o uso simulações em computadores, pois a evolução não está somente na experimentação, mas na inteligência da simulação computacional.
Muita luz

Postagem Anterior Próxima Postagem