Fonte
19/12/2017
A notícia pode parecer muito legal, mas é bem triste. 
Às vezes a NASA quer dar notícias que não fazem nenhum sentido, penso que parecem notícias sensacionalistas para gerar sensações e fantasia, do que descobertas.
Também fico irritado com algo que não tem muita lógica, irei explicar porque:
Esses planetas encontrados por inteligência artificial na verdade provam-se incoerentes com a realidade de um sistema solar igual à Terra.
A estrela é bem jovem ainda, com 2 bilhões de anos e 120% mais massa que o nosso Sol, sendo mais quente em 302 kelvin. [Isso quer dizer que tem quase a a mesma temperatura do nosso Sol e uma atmosfera maior isso quer dizer que a zona habitável ficaria um pouco mais distante que em nosso sistema Solar]
As estrelas mais novas que o Sol podem ter planetas jovianos ou mesmo por estarem muito próximos da estrela são mais quentes: temperaturas altíssimas equivalentes a temperatura de Mercúrio e Vênus. 
Mesmo que estejam distantes do Sol, são planetas jovianos ou iguais a Netuno, Júpiter e Urano. Não existe possibilidade de vida em forma humanoide [só se for vida alienígena com tecnologias capaz de viver em situações adversas.]
Os planetas menores ou terrenos tem a mesma dimensão da Terra, talvez isso seja algo interessante, mas o que vejo é que a distância entre eles é muito pequena, e são planetas em um sistema muito mais novo que a Terra. 
Os planetas Jovianos ficam na periferia do sistema como em nosso sistema solar. Esse tipo de característica pode ser natural em sistemas solares jovens. 

Na imagem acima você vai notar o problema. Eu até acho que seja muito sensacionalismo, pois se observar os planetas menores: b, c e i, são planetas com dimensões iguais a Terra. D, e e f tem o dobro das dimensões da Terra e estão na posição relativa ao planeta Vênus.
Os planetas jovianos:  Kepler90g e Kepler90h são  8 e 11 vezes maiores que a Terra ou iguais aos planetas jovianos. Na verdade só os jovianos estão na zona habitável e Kepler90h tem o tamanho de 11 Terras, e é gasoso, sem dúvidas.

Não acredito que haja vida como a nossa nesses planetas devido a posição dos pequenos planetas  que estariam fora da zona habitável e sendo praticamente torrados próximos da estrela. O que seria suscetível à vida poderia estar em luas dos gigantes gasosos ou alguma vida que conseguiu sobreviver usando tecnologias superiores[Alienígenas], por causa do calor nesses planetas que tem em média a temperatura de Mercúrio e Vênus.
Agora civilizações como a nossa em atraso tecnológico não seriam possíveis. Civilizações que baseiam em tecnologias primitivas não teriam condições de viver em planetas como esses.
Acredito que Kepler90 é um sistema jovem com a metade da idade do nosso sistema. Seria uma boa comparação para os astrônomos calcularem a idade de um sistema solar e assim saber quais sistemas solares são suscetíveis à vida pela idade da estrela e pela posição dos planetas.[NÃO PODEMOS ACEITAR QUE HAJA VIDA COMO A NOSSA EM PLANETAS MUITO QUENTES]
O que notei nesse sistema é a distância entre planetas terrestres que são muito próximas um dos outros em relação ao nosso sistema.
Se esse sistema é mais novo que o nosso sistema, então os algoritmos devem procurar sistemas solares com estrelas similares com o nosso Sol e assim encontrar planetas similares à Terra.
Eu não acredito que existam sistemas solares muito jovens com vida alienígena, isso porque sabemos que a vida não pode ser encontrada em locais inóspitos, ao menos se fossem  extremófilos. 
Extremófilos alienígenas, poderiam existir, pois isso acontece aqui em nosso planeta. Tenho uma ideia de que a vida só tem início em planetas terrenos que tenham água e oxigênio abundante. Pois é o mesmo que acontece na Terra. Mesmo porque sou forçado a acreditar que a vida não teve início na Terra e sim no espaço e surgiu na Terra em um ambiente muito mais fresco e de água abundante. A vida é como um suflê, tem que saber fazer senão afunda.
Isso porque vida igual a nossa, precisa de água e temperatura agradável, pois não pode existir, pelo menos igual a nossa. No meu entender temperaturas altas ou muito baixas não são suscetíveis à vida, então a vida é uma forma de insistência para a existência.
A vida é sempre 100% no universo, mas depende de certas condições  de temperaturas agradáveis para a vida se iniciar. 
No sistema evolutivo existe uma certa incerteza evolucionária e uma certeza evolucionária, e é isso que causa as extinções de animais em nosso planeta, do mesmo jeito que o planeta dá condições à vida, também tira as condições para a vida. 
Toda evolução precisa de um ambiente calmo, para que os animais envolvidos possam evoluir, se acontece um stress evolucionário não teria condições de manter a vida como nós conhecemos.
A Terra só conseguiu a evolução propriamente dita, quando o planeta estava em um tipo de zona de conforto evolutiva, sem nenhum tipo de stress que pudesse interferir no processo da vida. Um modo de entender seria como o planeta Marte. Esse planeta é constituído de um stress evolutivo muito complexo.
Somente permitiria vida se os seres humanos ou uma raça alienígena interferissem. O planeta Terra é um planeta sem stress e pode garantir a vida, mas planetas com calor extremo não suportariam nenhum tipo de vida como imaginamos.
Acredito que só poderiam suportar vida com uma inteligência capaz de subverter as situações climáticas. Nesses planetas podem ter alguma vida em forma de extremófilos que podem viver em situações adversas. 
O Tardigrado é muito resistente, e pode sobreviver a temperaturas variando desde pouco mais do que o zero absoluto (-273,15 °C) até os 150 °C, a pressões de 6 mil atmosferas e 5 000 Gy(unidade)Gray de radiação, cerca de 1000 vezes mais que um ser humano pode suportar.
Este sim, seriam os verdadeiros seres capazes de viver em planetas como esses. Por isso, ainda acho que as estimativas da inteligência artificial podem estar um pouco superestimadas. Acredito que a partir dessas descobertas iremos conseguir encontrar planetas iguais ao nosso em uma posição correta em uma zona habitável condizente com a vida e não um planeta joviano ou um planeta terreno muito quente.

Postagem Anterior Próxima Postagem