00/00/2021
Explosão solar mais forte desde 2017, no dia 03/07/2021 , provocou um breve apagão de rádio. A explosão chamada de classe X, atingiu a marca de X1.5
Classe X: são as mais longas e mais energéticas (I ≥ 10-4 W/m2) erupções solares, que podem desencadear a suspensão de diversas atividades eletromagnéticas, suspender as transmissões das estações de rádio em todo o planeta e produzir tempestades de radiação de longa duração.
Explosões Classe X, já atingiram a Terra em uma evento chamado de Evento Carrington, quando este evento aconteceu nós não tínhamos a rede elétrica que temos hoje em dia, mas existiam algumas redes de telégrafos que foram praticamente queimadas pelo evento Carrington de uma explosão solar de alta intensidade.

Estes transformadores ficaram torrados devido a uma explosão Solar em 1989 no Canada que destruiu boa parte das transmissões de energia e causou um blackout no Quebec.


Por que este tipo de evento é ruim para o planeta? 
Pode parecer bobo dizer isso, mas existem alguns problemas caso um evento como o de Carrington aconteça em nosso planeta.
Por que ? Porque nossas usinas possuem grandes transformadores.



Os transformadores são produzidos de forma bem lenta, porque são grandes, e para produzir apenas um levam pelo menos 1 ano para serem feitos. Isso quer dizer que se uma classe X muito alta atingir esses transformadores eles irão queimar e ficarão inutilizados por 1 ano ou mais, depende do estrago, no caso do Brasil, seria um desastre e ainda com um presidente que não tem o mínimo de interesse em ajudar o país estaríamos perdidos, como já estamos na pandemia que provavelmente se alongará até o ano que vem.
Imagine, se algo acontecesse aqui no Brasil até mesmo no mundo, toda a eletricidade estaria afetada, e o único modo de recobrarmos seria usando energia de geradores de gasolina ou de luz solar. 
Por exemplo, geladeiras e sistemas de luz iriam parar, internet, e  celular parariam completamente. E imagine o caos que iria gerar no planeta Terra.
O que quero dizer que o Brasil não tem um plano B, nós estaríamos em um tipo de problema, com falta de comida e de hospitais, pessoas iriam morrer apenas por não terem hospitais e o problema de guardar comida seria algo terrível, sendo que geladeiras de frigoríficos não teria eletricidade.
O caos seria tão terrível que nós iríamos viver um apocalipse zumbie, digno do Walking Dead. O que pode parecer idiota, seria tão catastrófico, que as pessoas não conseguem compreender o que seria esse evento no planeta.
Já cansei de avisar, pois já escrevi isso várias vezes em artigos passados sobre as explosões solares, que parecem inofensivas, mas não são. Por que não são? Estamos em uma máxima solar novamente, igual que tivemos 7 anos atrás. Isso porque essas explosões são máximas solares que acontecem de anos em anos. Então, estamos em um problema muito sério: se alguma mais forte  que essa atingir a Terra pode, se preparar, teremos algo parecido com a pandemia de 2019. 
As pessoas terão que ficar em casa, pois várias pessoas irão perder empregos, devido aos apagões de eletricidade , se atingir transformadores grandes aí sim teremos problemas graves. Gravíssimos.
Se uma explosão maior que essa que tivemos atingir a Terra, teriam que desligar os transformadores (é paliativo, porque uma tempestade eletromagnética iria fritar transformadores, como acontecem com celulares que pegam fogo), só assim seria possível evitar. 
Se tivemos apagões em transmissões de rádio, imagine em um Itaipu ou em grandes usinas? Seria catastrófico, para não dizer desastroso.
O que  fico  pensando, é que tem gente negacionista para tudo, e tem aqueles que se acham donos da verdade e quando acontece uma desgraça dessas eles não tem plano B. 
Por isso seria importante, criar um sistema de reset ou que seja possível desligar os transformadores, pois em caso de super aquecimento ou causado por uma força eletromagnética como a do Sol, seria menos catastrófico. Aconteceu, em 1859, e se fosse hoje em dia, teríamos um evento destruidor tão pior quanto a pandemia.
Eu previ a pandemia em 2015, até escrevi que haveria uma pandemia que iria fechar fronteiras, só que todos me ridicularizaram na época, mas agora você sabe que não era brincadeira.
O que estou falando, é que isso pode acontecer de novo, a partir de 2020 em diante, um evento catastrófico como este que iria causar um blackout global ou parcial. Isto é bem possível, nestes anos. Por que? O Sol está em máxima de novo, e tivemos muita sorte quando as explosões solares começaram antes de 7 anos atrás. 
O que posso dizer é que se já começou forte assim, é possível que outras explosões solares da classe X mais fortes estarão acontecendo. Então, seria prejudicial para a economia do planeta, e os países mais pobres como sempre sofrem mais, pois não possuem o plano B, e imaginem um governo negacionista brasileiro.
Muita luz, que Deus nos ajude.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem